Pilates
Chamado primeiramente de “contrologia”, o pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, trabalha força, flexibilidade, mobilidade, estabilidade, equilíbrio e nossa casa de força conhecida como “Power House” composta pelos músculos estabilizadores da coluna.
O pilates se sustenta em 6 pilares, RESPIRAÇÃO, CENTRO, CONCENTRAÇÃO, CONTROLE, PRECISÃO, FLUIDEZ.
Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.
Benefícios do Pilates
O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, Melhora da postura, Alívio de tensões , Evolução da marcha e corrida , aumento de mobilidade articular, flexibilidade, força e tônus muscular.
Para tanto, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo ou o auxílio/resistência das molas em seus aparelhos.Com isso, ele traz alguns benefícios como:
Esse benefício é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: sala tranquila e com som ambiente agradável e calmo.
Indicações do Pilates
O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa que deseje experimentar esse tipo de atividade física. Tanto que ele é amplamente indicado para pessoas com problemas articulares, lesões após atividade físicas e outros problemas de saúde. No entanto, o que muda é que pessoas que apresentam esse tipo de lesão farão atividades diferentes e personalizadas para seu tipo de problema.
Tipos de Pilates
Hoje existem dois tipos de pilates, o de solo e com aparelhos. Pilates com aparelhos Nele são usados os aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, que se baseiam em molas e podem tanto facilitar movimentos de pessoas com limitações físicas. Pilates no solo Considerado mais difícil, pois é feito apenas com o peso do corpo, pedindo do aluno um controle muito mais dos seus movimentos e músculos. Essa técnica tem a vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar, inclusive intercalando com o uso dos aparelhos.